top of page

congresso internacional PELLETS

Coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável com o apoio técnico do Instituto Brasileiro Biomassa e Pellets e da equipe técnica da Brasil Biomassa e Energia Renovável e da Pellets Brasil contando ainda com o apoio das principais entidades internacionais do setor de pellets, estamos organizando o primeiro Congresso Internacional Pellets.

 

A principal razão para o Congresso é o forte aumento da demanda de energia térmica e de aquecimento que o mundo vai enfrentar nos próximos anos.  O Pellet é um combustível sólido de granulado de resíduos de madeira ou agroindustrial e sucroenergético prensado. O consumo mundial de pellets tem aumentado nesses últimos anos. Desde 2000, o mercado de pellets cresceu muito rapidamente, com um aumento de dez vezes em 12 anos (27,6 milhões de toneladas em 2015).  Para atender a crescente demanda projetada de pellets, terá que aumentar também da produção industrial.


Na demanda global a União Européia consome 77% da produção mundial. O mais provável dentro de uma década, mais de metade de todos os pellets produzidos no mundo serão comercializados como uma nova commodity de energia. 
New Energy Finance tem a estimativa de uso pellets em cerca de 28 milhões de toneladas em 2025.
AEBIOM tem uma avaliação geométrica de uso de woodpellets em mercado residencial e industrial  entre 50 e 80 milhões de toneladas em 2020
Sikkema projeta que a demanda por pellets de madeira poderia, em teoria, chegar a até 150 milhões de toneladas até 2020, supondo que 50% de todas as caldeiras de aquecimento de óleo poderiam ser substituídas, em 2020, e assumindo um nível da UE, a taxa de co-incineração média de 10% em todas as usinas de carvão na UE. 
De acordo com as metas do governo, a demanda de pellets na Coréia do Sul é projetada para crescer até 5.000.000 MT em 2020.

 

A demanda na Ásia Oriental dependerá fortemente dos projetos em desenvolvimento no Japão, Coréia do Sul e China, mas pode ser avaliado na faixa entre 10 milhões de toneladas até 2020.

 

Queremos promover o desenvolvimento sustentável com novos negócios no Brasil na área de Pellets e o Congresso vem em expor a moderna tecnologia mundial de desenvolvimento sustentável. Queremos ajudar o Brasil a criar novas oportunidades de negócios sustentáveis e na geração de novos empregos.

 

Celso Oliveira

Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável

bottom of page